segunda-feira, 2 de abril de 2012

A diferença entre os "porquês" - por Professor Gilber Botelho



A diferença entre os "porquês", além da grafia obviamente, é a seguinte:

PORQUÊ: é um substantivo, sinônimo de "o motivo", "a razão", "a causa" e vem acompanhado de um adjetivo, um artigo, um pronome ou um numeral. Observe os exemplos;

o entendo o porquê da nossa separação. (o motivo)
Não me provoque! Tenho o meu porquê. (a razão)
“Mas não faz mal: na vida, tudo tem um PORQUÊ.” (Guilherme e Santiago)

POR QUE: é a junção de duas classes gramaticais e apresenta dois casos;

Se for a união entre a preposição por + o pronome interrogativo/indefinido que, terá o sentido de "por qual motivo", "por qual razão". Observe os exemplos;

POR QUE você não me avisou da partida do vereador? 
Por que sempre tem alguém que me odeia? 
"Não sei POR QUE você se foi, quantas saudades eu senti..." (Tim Maia)

Se for a união entre a preposição por + o pronome relativo que, terá o sentido de "pelo qual" e suas flexões (pela qual, pelos quais, pelas quais). Observe o exemplo;
“Só eu sei as esquinas POR QUE que passei.” (Djavan)

POR QUÊ: terá o mesmo sentido de "por que", entretanto será acentuado quando vier antes de um ponto, seja ele final, exclamativo ou interrogativo. Observe o exemplo;
Não acredito que você fez isso? Por quê? (por qual motivo)

PORQUE: é uma conjunção causal, final ou explicativa, denotará o sentido de "pois", "uma vez que", "a fim de", etc. Observe o exemplo;

Sorria, porque você está sendo filmada. (explicação)
Vigiai e orai, porque não entreis em tentação. (finalidade)
Não foi condenado, porque conversou o crime. (causa) 

Espero que tenham entendido o porquê dos "porquês”.

Nenhum comentário: